Com o passar dos anos as mamas sofrem alterações decorrentes da genética, envelhecimento, gravidez, amamentação, ganho ou perda de peso e mudanças hormonais. Durante o procedimento de mastopexia o excesso cutâneo e glandular é retirado, e os tecidos mamários são remodelados, melhorando o formato e elevando a posição das mamas.
A técnica indicada dependerá do grau de queda das mamas (ptose). Normalmente, existem três graus de ptose, classificados como leve, moderado e acentuado, que são determinados pela posição da aréola em relação ao sulco inframamário. Em geral, há ptose leve se a aréola estiver na prega inframamária. Se a aréola estiver aproximadamente um ou dois centímetros abaixo da prega inframamária, as mamas apresentam ptose moderada; nos casos de ptose mamária acentuada, a aréola pode estar dois ou três centímetros abaixo da prega inframamária e inclinar para baixo.
No caso de seios com pouco volume, pode-se utilizar próteses mamárias em conjunto para se melhorar a projeção das mamas e atingir melhores resultados.
O procedimento
Tempo cirúrgico: 2 a 3 horas
Anestesia: geral ou peridural
Período de internação: alta hospitalar no mesmo dia