Marque sua Consulta
Área do Paciente

topo

Postado em 07 de Junho de 2018 às 17h06

Bichectomia: o que você precisa saber

Estética (6)

Definição Bichectomia é a retirada do tecido gorduroso chamado de Bola de Bichat. Em outras palavras, é uma cirurgia para afinar o rosto. Bola Gordurosa de Bichat, tecido gorduroso da boca ou “Buccalfatpad” recebe esse nome devido ao anatomista que primeiramente a descreveu. É um tecido de gordura que se localiza na região das bochechas, na frente do músculo masseter e superficial ao músculo bucinador. Sua função é um tanto quanto pouco conhecida.

Acredita-se que, mesmo sendo um tecido gorduroso, seu volume pouco varie com a oscilação de peso, por isso que, mesmo pessoas apresentando peso ideal, ou próximo disso podem ter o rosto redondo e as bochechas cheinhas em decorrência de uma Bola de Bichat grande.

Todas as pessoas têm Bola de Bichat, porém nem todas as pessoas se beneficiarão da Bichectomia (Cirurgia de bochecha).

A gordura da bochecha preenche o espaço entre os músculos da face, ficando abaixo da maçã do rosto. Quando em excesso, a pessoa pode ter um rosto mais arredondado e infantilizado e, quando em falta, pode gerar um rosto com bochechas “chupadas” e aspecto de doente ou de mal alimentada.

Pela sua localização, a Bola de Bichat apresenta íntima relação com elementos muito importantes da face como ramos terminais do nervo facial, ducto parotídeo e vasos sanguíneos. O entendimento e estudo desses elementos da face é fundamental para prevenir algum tipo de lesão durante a cirurgia para afinar o rosto.

Para quem é a bichectomia?

Pessoas que têm um formato de rosto redondo e estão insatisfeitas com sua face; quem procura um aspecto mais sedutor, esbelto, magro e adulto. A Bichectomia causa um “efeito blush”.

O exame minucioso da face deve ser realizado antes de se indicar a cirurgia, pois a retirada da Bola de Bichat em rosto já magro pode não atingir o resultado esperado e trazer consequências desagradáveis.

Ainda existem aqueles casos em que a pele do rosto da pessoa não tem um bom tônus, seja pela idade, por tabagismo, sol ou por uma característica própria da pessoa. Nesses casos, algum procedimento de suspensão das estruturas da face está indicado. Esses procedimentos podem ser cirúrgicos (ritidopastia ou lifting facial) e não cirúrgicos (fios de sustentação Sutura Silhouette®).

Riscos da bichectomia

A gordura de Bichat fica localizada numa região próxima aos nervos que fazem a movimentação dos músculos da face, está próxima ainda do ducto parotídeo (canal por onde a saliva entra na boca vinda da glândula parótida) e próxima também de vasos sanguíneos.

É uma cirurgia com riscos como qualquer outra e, deste modo, deve ter sua indicação bem definida e realizada por cirurgião plástico experiente na técnica e em local apropriado.

Veja também

Segurança em Cirurgia Plástica28/08/18 Os principais objetivos da cirurgia plástica são a melhora da autoestima e da saúde das pessoas. Porém, nos dias atuais, com o aumento do número de médicos sem formação adequada realizando procedimentos cirúrgicos e até de não médicos realizando procedimentos estéticos invasivos, o número de complicações......
Otoplastia, o que é?07/06/18 A cirurgia tem como objetivo restabelecer a anatomia das orelhas e o posicionamento delas em relação ao crânio. As incisões são feitas na parte posterior das orelhas, com isso as cicatrizes não ficam......
Vaserlipoaspiração, o que é?08/08/18 O VASERLIPO é um avançado procedimento de contorno corporal que utiliza tecnologia ultrassônica para remover seletivamente a gordura indesejável. A lipoaspiração tradicional remove a gordura através de......

Voltar para BLOG