Marque sua Consulta
Área do Paciente

topo

Postado em 07 de Agosto às 19h08

Renuvion - Tecnologia em contorno corporal

Saúde (5)
Dr. Rafael Tirapelle - Cirurgia Plástica - Rinoplastia - Vaserlipoaspiração Sempre em busca das melhores técnicas e das últimas tecnologias o Dr. Rafael Tirapelle conta agora com mais um aparelho para melhora do contorno...

Sempre em busca das melhores técnicas e das últimas tecnologias o Dr. Rafael Tirapelle conta
agora com mais um aparelho para melhora do contorno corporal. Este aparelho chama-se
RENUVION e se destina a tratar a flacidez de pele. Lançado mundialmente em outubro de 2018
o aparelho chegou apenas agora no Brasil devido a espera para liberação da Anvisa para uso
nacional. Chapecó conta com um dos 10 primeiros aparelhos importados para nosso país,
sendo que no sul do Brasil existem atualmente somente mais dois aparelhos como este.
E qual a relevância do Renuvion? Ele chega para se somar ao VASER e a lipoaspiração na busca
de resultados ainda melhores. Isto porque a capacidade de retração da pele é limitada em uma
lipoaspiração convencional. Mesmo com a vaserlipoaspiração, que consegue retrair um pouco
mais a pele do que a lipoaspiração tradicional, algumas pacientes ainda não terão uma
retração completa da flacidez existente. E é neste ponto que entra o Renuvion. Ele é utilizado
após a vaserlipoaspiração, no mesmo procedimento cirúrgico, retraindo ainda mais a pele,
proporcionando um resultado ainda melhor.
Segundo os estudos preliminares a capacidade de retração cutânea com o aparelho é de 30 a
70%, variando muito devido a alguns fatores importantes. Estes fatores são relacionados com
a qualidade da pele e a quantidade de colágeno existente em cada paciente.
Com o uso do Renuvion, regiões que geralmente apresentam flacidez como braços, coxa
interna e dorso, terão um incremento no resultado final. Aqueles casos de flacidez leve
abdominal, no qual seria indicado uma retirada pequena de pele junto com a
vaserlipoaspiração também serão beneficiados, pois a paciente poderá evitar uma cicatriz, ou
diminuir a extensão da mesma.
Com a vaserlipoaspiração e o Renuvion o Dr. Rafael sente-se orgulhoso de poder oferecer o
que existe de mais moderno em contorno corporal a nível mundial para os pacientes do


Postado em 10 de Fevereiro às 13h55

Rinoplastia ? saiba o momento de realizar a cirurgia

A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para modificar a aparência nasal, com o objetivo de melhorar características específicas que se destacam na forma do nariz, harmonizando-o com as demais estruturas da face. A cirurgia visa corrigir as alterações do nariz, sejam elas estéticas ou funcionais.
Conforme explica o cirurgião plástico Rafael Tirapelle, com a rinoplastia é possível diminuir ou aumentar o dorso, afinar a base óssea, corrigir desvios e assimetrias, alterar o formato e a projeção da ponta, dentre outros aspectos, sempre respeitando as características individuais de cada paciente.
?Uma das dúvidas mais comuns é sobre o cuidado pós-operatório. De um modo geral, o tempo de recuperação para voltar ao trabalho varia de sete a 14 dias, sendo que nos primeiros dias o repouso é muito importante. No primeiro mês, deve-se evitar atividades físicas, exposição ao sol e o uso de óculos?, orienta o médico.
Esta é a quarta cirurgia plástica mais praticadas no mundo, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), responsável por 8,1% dos procedimentos. ?Ela não é feita apenas pela estética, mas também ajuda a corrigir problemas respiratórios causados pelo desvio de septo nasal e por hipertrofia (aumento anormal) nos cornetos nasais. Pode ser realizada em qualquer fase da vida, porém em adolescentes é indicado esperar até que se complete o desenvolvimento ósseo e cartilaginoso, que ocorre por volta dos 16 anos de idade. Mas, se há problemas funcionais, pode ser necessário antecipar a cirurgia?, indica o especialista.

Técnicas e procedimentos
De acordo com o Dr. Tirapelle, existem duas opções de técnicas (a aberta e a fechada) e duas prin-cipais filosofias cirúrgicas (a redutora e a estruturada) que podem ser utilizadas para a realização do pro-cedimento, sendo que a escolha de ambas fica a critério do cirurgião e das características de cada caso. ?Na rinoplastia aberta ? a qual damos preferência ? a pele é elevada através de uma pequena incisão na região entre as narinas (columela) e incisões dentro do nariz, permitindo uma visualização completa de todo o arcabouço ósseo e cartilaginoso, facilitando a identificação das deformidades existentes, bem como a correção das mesmas e a adequada estruturação nasal, com os enxertos cartilaginosos necessários?, esclarece o cirurgião plástico.
Para o Dr. Rafael, o nariz ideal é aquele sem estigmas, que não aparenta ter sido operado, harmônico com a face do paciente, com uma boa função respiratória e com resultados duradouros no longo prazo.

Postado em 17 de Maio de 2019 às 14h39

Fellow Internacional Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia que exige constante aprendizado, sendo um dos temas que o Dr Rafael mais se dedica e busca aperfeiçoamento. Desta forma, durante 15 dias do mês de maio, Dr Rafael esteve fazendo um Fellow com o Dr Nazim Çerkes em Istambul, Turquia. Dr Çerkes é considerado um dos maiores cirurgiões de nariz de todo o mundo e é especialista em cirurgias secundárias e narizes multi operados. Durante o estágio Dr Rafael pode auxiliar o Dr Nazim em suas cirurgias e acompanhar seu dia a dia no consultório. Foram dias de muito aprendizado em busca da excelência na cirurgia de nariz.

Postado em 09 de Abril de 2019 às 13h56

Cirurgia plástica em homens

É cada vez mais comum a procura do sexo masculino por cirurgias plásticas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 5 anos a busca de homens por procedimentos cirúrgicos quadruplicou no Brasil, passando de 72 mil para 276 mil ao ano. A maior procura dos homens se dá por cirurgias para melhorar o aspecto das orelhas, do nariz e das pálpebras, rejuvenescimento facial e também a melhora do contorno corporal.
Nos pacientes mais novos a lipoaspiração, a rinoplastia e a otoplastia são as cirurgias mais procuradas, já os pacientes mais velhos se submetem principalmente a cirurgias das pálpebras (blefaroplastia), cirurgias de rejuvenescimento facial e a implantes capilares.
Do ponto de vista cirúrgico, as cirurgias masculinas exigem técnicas específicas, pois os homens têm características faciais e corporais que devem ser respeitadas para se obter resultados naturais e harmônicos.

- Contorno corporal

É comum nos homens o acúmulo de gordura nas regiões do abdômen, nas laterais (?pneuzinhos?), na área do peito (ginecomastia), e ao longo do queixo e do pescoço. Muitas vezes, os homens se submetem à lipoaspiração para remover estas áreas de gordura que são resistentes à dieta e ao exercício físico. O sexo masculino mantêm a elasticidade da pele mais tempo que as mulheres, e a área de gordura abaixo da pele tende a ser mais firme e mais vascularizada. Devido a estes e a demais fatores, a lipoaspiração em homens é geralmente muito eficaz. Nos com flacidez de pele, bem como áreas de gordura em excesso, optam por um procedimento de excisão tradicional (remoção cirúrgica da pele), além da lipoaspiração. A retirada de pele também pode ser realizada em pacientes com ginecomastia causada, principlamente, pelo tecido glandular e não pela gordura.
A abdominoplastia pode ser a opção de homens que têm pele abdominal em avental (geralmente resultado de perda de peso maciça), músculos abdominais flácidos e/ou hérnias negligenciadas. Esta cirurgia remove o excesso de pele e de gordura, restaura os músculos da parede abdominal e reduz a cintura, contudo resulta em uma cicatriz mais extensa.

- Cirurgias faciais

Procedimentos estéticos tais como a cirurgia de pálpebras, cirurgia de nariz e implantes faciais são realizados, essencialmente, da mesma maneira em homens e mulheres. No entanto é importante sempre manter um visual mais masculino para suas características faciais ? queixo com melhor projeção, maçãs do rosto mais salientes, nariz mais marcante.
Em geral, sabe-se que a pele do rosto masculino tem um suprimento mais rico de sangue que a pele do rosto feminino, portanto sangram mais durante a cirurgia e tem risco maior de haver hematoma. A área da papada, abaixo do queixo, também é uma preocupação para muitos homens. Em pacientes mais jovens, somente a lipoaspiração pode ser suficiente para corrigir o problema, já pacientes mais idosos podem requerer um lifiting cervical, com remoção do excesso de pele, e reposicionar os músculos da face e do pescoço. Estes músculos são geralmente mais espessos em homens que em mulheres, mas não representam um desafio maior para o cirurgião plástico.
Respeitando-se as características masculinas

Rinoplastia secundária20/12/18 A rinoplastia de revisão, ou cirurgia nasal secundária, é indicada quando por algum motivo o nariz não ficou como esperado, seja na parte respiratória ou estética. É importante lembrarmos que o resultado final de toda a cirurgia depende de uma série de fatores, sejam eles intra-operatórios, pós-operatórios e também relativos ao corpo do paciente. O nariz tem a particularidade de ser uma estrutura dinâmica na qual a......
ISAPS Congress 2018 12/11/18 Após o congresso de Rinoplastia, Dr Rafael participou ainda do Congresso da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética - ISAPS 2018, que também ocorreu na cidade de Miami Beach. Este é o maior congresso voltado a cirurgia estética do mundo e ocorre......
INTERNATIONAL MEETING OF RHINOPLASTY SOCIETIES 201812/11/18 No mês de outubro deste ano o Dr. Rafael teve a oportunidade de participar do Encontro Internacional das Sociedades de Rinoplastia, que ocorreu na cidade de Miami Beach. Este congresso é uma imersão de 3 dias com poucos participantes e com os maiores nomes da......
Você sabe quanto custa uma cirurgia plástica?20/09/18 Os diferentes custos para se realizar uma cirurgia plástica são uma das principais dúvidas dos pacientes. O valor de uma cirurgia plástica não se resume somente aos honorários do médico, que variam, pois......
Segurança em Cirurgia Plástica28/08/18 Os principais objetivos da cirurgia plástica são a melhora da autoestima e da saúde das pessoas. Porém, nos dias atuais, com o aumento do número de médicos sem formação adequada realizando procedimentos......
Vaserlipoaspiração, o que é?08/08/18 O VASERLIPO é um avançado procedimento de contorno corporal que utiliza tecnologia ultrassônica para remover seletivamente a gordura indesejável. A lipoaspiração tradicional remove a gordura através de......
Dallas Rhinoplasty Symposium07/06/18 Sempre em busca de constante aperfeiçoamento o Dr. Rafael de Almeida Tirapelle esteve na cidade de Dallas, Texas no último mês de março, participando de 2 importantes congressos de cirurgia plástica: 34° Dallas......
Bichectomia: o que você precisa saber07/06/18 Definição Bichectomia é a retirada do tecido gorduroso chamado de Bola de Bichat. Em outras palavras, é uma cirurgia para afinar o rosto. Bola Gordurosa de Bichat, tecido gorduroso da boca ou “Buccalfatpad” recebe esse......
Otoplastia, o que é?07/06/18 A cirurgia tem como objetivo restabelecer a anatomia das orelhas e o posicionamento delas em relação ao crânio. As incisões são feitas na parte posterior das orelhas, com isso as cicatrizes não ficam......