Marque sua Consulta
Área do Paciente

topo

Postado em 17 de Maio às 14h39

Fellow Internacional Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia que exige constante aprendizado, sendo um dos temas que o Dr Rafael mais se dedica e busca aperfeiçoamento. Desta forma, durante 15 dias do mês de maio, Dr Rafael esteve fazendo um Fellow com o Dr Nazim Çerkes em Istambul, Turquia. Dr Çerkes é considerado um dos maiores cirurgiões de nariz de todo o mundo e é especialista em cirurgias secundárias e narizes multi operados. Durante o estágio Dr Rafael pode auxiliar o Dr Nazim em suas cirurgias e acompanhar seu dia a dia no consultório. Foram dias de muito aprendizado em busca da excelência na cirurgia de nariz.

Postado em 09 de Abril às 13h56

Cirurgia plástica em homens

É cada vez mais comum a procura do sexo masculino por cirurgias plásticas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 5 anos a busca de homens por procedimentos cirúrgicos quadruplicou no Brasil, passando de 72 mil para 276 mil ao ano. A maior procura dos homens se dá por cirurgias para melhorar o aspecto das orelhas, do nariz e das pálpebras, rejuvenescimento facial e também a melhora do contorno corporal.
Nos pacientes mais novos a lipoaspiração, a rinoplastia e a otoplastia são as cirurgias mais procuradas, já os pacientes mais velhos se submetem principalmente a cirurgias das pálpebras (blefaroplastia), cirurgias de rejuvenescimento facial e a implantes capilares.
Do ponto de vista cirúrgico, as cirurgias masculinas exigem técnicas específicas, pois os homens têm características faciais e corporais que devem ser respeitadas para se obter resultados naturais e harmônicos.

- Contorno corporal

É comum nos homens o acúmulo de gordura nas regiões do abdômen, nas laterais (?pneuzinhos?), na área do peito (ginecomastia), e ao longo do queixo e do pescoço. Muitas vezes, os homens se submetem à lipoaspiração para remover estas áreas de gordura que são resistentes à dieta e ao exercício físico. O sexo masculino mantêm a elasticidade da pele mais tempo que as mulheres, e a área de gordura abaixo da pele tende a ser mais firme e mais vascularizada. Devido a estes e a demais fatores, a lipoaspiração em homens é geralmente muito eficaz. Nos com flacidez de pele, bem como áreas de gordura em excesso, optam por um procedimento de excisão tradicional (remoção cirúrgica da pele), além da lipoaspiração. A retirada de pele também pode ser realizada em pacientes com ginecomastia causada, principlamente, pelo tecido glandular e não pela gordura.
A abdominoplastia pode ser a opção de homens que têm pele abdominal em avental (geralmente resultado de perda de peso maciça), músculos abdominais flácidos e/ou hérnias negligenciadas. Esta cirurgia remove o excesso de pele e de gordura, restaura os músculos da parede abdominal e reduz a cintura, contudo resulta em uma cicatriz mais extensa.

- Cirurgias faciais

Procedimentos estéticos tais como a cirurgia de pálpebras, cirurgia de nariz e implantes faciais são realizados, essencialmente, da mesma maneira em homens e mulheres. No entanto é importante sempre manter um visual mais masculino para suas características faciais ? queixo com melhor projeção, maçãs do rosto mais salientes, nariz mais marcante.
Em geral, sabe-se que a pele do rosto masculino tem um suprimento mais rico de sangue que a pele do rosto feminino, portanto sangram mais durante a cirurgia e tem risco maior de haver hematoma. A área da papada, abaixo do queixo, também é uma preocupação para muitos homens. Em pacientes mais jovens, somente a lipoaspiração pode ser suficiente para corrigir o problema, já pacientes mais idosos podem requerer um lifiting cervical, com remoção do excesso de pele, e reposicionar os músculos da face e do pescoço. Estes músculos são geralmente mais espessos em homens que em mulheres, mas não representam um desafio maior para o cirurgião plástico.
Respeitando-se as características masculinas

Postado em 20 de Dezembro de 2018 às 17h36

Rinoplastia secundária

A rinoplastia de revisão, ou cirurgia nasal secundária, é indicada quando por algum motivo o nariz não ficou como esperado, seja na parte respiratória ou estética. É importante lembrarmos que o resultado final de toda a cirurgia depende de uma série de fatores, sejam eles intra-operatórios, pós-operatórios e também relativos ao corpo do paciente. O nariz tem a particularidade de ser uma estrutura dinâmica na qual a recuperação pós-operatória é única e algumas vezes pode evoluir de maneira desfavorável, como problemas na cicatrização ou com complicações pós-opearórias diversas. Nestes casos há a necessidade de se realizar a rinoplastia de revisão, seja ela secundária, terciária ou até mesmo quaternária.
Nestas cirurgias geralmente se torna necessária a utilização de enxertos de cartilagem para se re-estruturar o nariz da melhor maneira possível e assim ter um resultado duradouro e previsível. Na verdade a utilização de cartilagem em rinoplastia, o que chamamos de rinoplastia estuturada, deve ser feita memso em narizes primários, quando se opera pela primeira vez. A melhor cartilagem para se realizar a rinoplastia estruturada é a do septo nasal, contudo muitas vezes ela já foi utilizada na primeira cirurgia, então a segunda opção é a cartilagem de costela e por último a cartilagem da orelha. Existem algumas indicações onde há a necessidade de utilização da cartilagem costal mesmo que a do septo ainda exista, como em narizes de asiáticos, narizes negróides ou com deformidades maiores nas quais precisamos de bastante cartilagem para se realizar uma boa cirurgia.
Enfim, toda a cirurgia nasal requer uma adequada e precisa análise pré-operatória para se atingir o resultado desejado, sendo que as cirurgias de revisão devem ter um planejamento meticuloso para se conseguir resolver de maneira definitiva o problema em questão.

Postado em 12 de Novembro de 2018 às 16h00

ISAPS Congress 2018

Após o congresso de Rinoplastia, Dr Rafael participou ainda do Congresso da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética - ISAPS 2018, que também ocorreu na cidade de Miami Beach. Este é o maior congresso voltado a cirurgia estética do mundo e ocorre a cada dois anos. Foram quatro dias de muito aprendizado nas mais variadas cirurgias estéticas. Dr. Rafael trouxe novas técnicas e novidades para Chapecó e região.

INTERNATIONAL MEETING OF RHINOPLASTY SOCIETIES 201812/11/18 No mês de outubro deste ano o Dr. Rafael teve a oportunidade de participar do Encontro Internacional das Sociedades de Rinoplastia, que ocorreu na cidade de Miami Beach. Este congresso é uma imersão de 3 dias com poucos participantes e com os maiores nomes da cirurgia de nariz do mundo....
Você sabe quanto custa uma cirurgia plástica?20/09/18 Os diferentes custos para se realizar uma cirurgia plástica são uma das principais dúvidas dos pacientes. O valor de uma cirurgia plástica não se resume somente aos honorários do médico, que variam, pois......
Segurança em Cirurgia Plástica28/08/18 Os principais objetivos da cirurgia plástica são a melhora da autoestima e da saúde das pessoas. Porém, nos dias atuais, com o aumento do número de médicos sem formação adequada realizando procedimentos......
Vaserlipoaspiração, o que é?08/08/18 O VASERLIPO é um avançado procedimento de contorno corporal que utiliza tecnologia ultrassônica para remover seletivamente a gordura indesejável. A lipoaspiração tradicional remove a gordura através de......
Dallas Rhinoplasty Symposium07/06/18 Sempre em busca de constante aperfeiçoamento o Dr. Rafael de Almeida Tirapelle esteve na cidade de Dallas, Texas no último mês de março, participando de 2 importantes congressos de cirurgia plástica: 34° Dallas......
Bichectomia: o que você precisa saber07/06/18 Definição Bichectomia é a retirada do tecido gorduroso chamado de Bola de Bichat. Em outras palavras, é uma cirurgia para afinar o rosto. Bola Gordurosa de Bichat, tecido gorduroso da boca ou “Buccalfatpad” recebe esse......
Otoplastia, o que é?07/06/18 A cirurgia tem como objetivo restabelecer a anatomia das orelhas e o posicionamento delas em relação ao crânio. As incisões são feitas na parte posterior das orelhas, com isso as cicatrizes não ficam......