Marque sua Consulta
Área do Paciente

topo

Postado em 09 de Abril de 2019 às 13h56

Cirurgia plástica em homens

É cada vez mais comum a procura do sexo masculino por cirurgias plásticas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 5 anos a busca de homens por procedimentos cirúrgicos quadruplicou no Brasil, passando de 72 mil para 276 mil ao ano. A maior procura dos homens se dá por cirurgias para melhorar o aspecto das orelhas, do nariz e das pálpebras, rejuvenescimento facial e também a melhora do contorno corporal.
Nos pacientes mais novos a lipoaspiração, a rinoplastia e a otoplastia são as cirurgias mais procuradas, já os pacientes mais velhos se submetem principalmente a cirurgias das pálpebras (blefaroplastia), cirurgias de rejuvenescimento facial e a implantes capilares.
Do ponto de vista cirúrgico, as cirurgias masculinas exigem técnicas específicas, pois os homens têm características faciais e corporais que devem ser respeitadas para se obter resultados naturais e harmônicos.

- Contorno corporal

É comum nos homens o acúmulo de gordura nas regiões do abdômen, nas laterais (?pneuzinhos?), na área do peito (ginecomastia), e ao longo do queixo e do pescoço. Muitas vezes, os homens se submetem à lipoaspiração para remover estas áreas de gordura que são resistentes à dieta e ao exercício físico. O sexo masculino mantêm a elasticidade da pele mais tempo que as mulheres, e a área de gordura abaixo da pele tende a ser mais firme e mais vascularizada. Devido a estes e a demais fatores, a lipoaspiração em homens é geralmente muito eficaz. Nos com flacidez de pele, bem como áreas de gordura em excesso, optam por um procedimento de excisão tradicional (remoção cirúrgica da pele), além da lipoaspiração. A retirada de pele também pode ser realizada em pacientes com ginecomastia causada, principlamente, pelo tecido glandular e não pela gordura.
A abdominoplastia pode ser a opção de homens que têm pele abdominal em avental (geralmente resultado de perda de peso maciça), músculos abdominais flácidos e/ou hérnias negligenciadas. Esta cirurgia remove o excesso de pele e de gordura, restaura os músculos da parede abdominal e reduz a cintura, contudo resulta em uma cicatriz mais extensa.

- Cirurgias faciais

Procedimentos estéticos tais como a cirurgia de pálpebras, cirurgia de nariz e implantes faciais são realizados, essencialmente, da mesma maneira em homens e mulheres. No entanto é importante sempre manter um visual mais masculino para suas características faciais ? queixo com melhor projeção, maçãs do rosto mais salientes, nariz mais marcante.
Em geral, sabe-se que a pele do rosto masculino tem um suprimento mais rico de sangue que a pele do rosto feminino, portanto sangram mais durante a cirurgia e tem risco maior de haver hematoma. A área da papada, abaixo do queixo, também é uma preocupação para muitos homens. Em pacientes mais jovens, somente a lipoaspiração pode ser suficiente para corrigir o problema, já pacientes mais idosos podem requerer um lifiting cervical, com remoção do excesso de pele, e reposicionar os músculos da face e do pescoço. Estes músculos são geralmente mais espessos em homens que em mulheres, mas não representam um desafio maior para o cirurgião plástico.
Respeitando-se as características masculinas

Veja também

Otoplastia, o que é?07/06/18 A cirurgia tem como objetivo restabelecer a anatomia das orelhas e o posicionamento delas em relação ao crânio. As incisões são feitas na parte posterior das orelhas, com isso as cicatrizes não ficam aparentes. Quando o procedimento é indicado? É indicado para crianças a partir da idade pré escolar 6/7 anos, mas pode ser feito em......
ISAPS Congress 2018 12/11/18 Após o congresso de Rinoplastia, Dr Rafael participou ainda do Congresso da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética - ISAPS 2018, que também ocorreu na cidade de Miami Beach. Este é o maior congresso voltado a cirurgia estética do mundo e ocorre......
Rinoplastia secundária20/12/18 A rinoplastia de revisão, ou cirurgia nasal secundária, é indicada quando por algum motivo o nariz não ficou como esperado, seja na parte respiratória ou estética. É importante lembrarmos que o resultado final de toda a cirurgia depende de uma série de......

Voltar para BLOG