Marque sua Consulta
Área do Paciente

topo

Postado em 10 de Fevereiro de 2020 às 13h55

Rinoplastia ? saiba o momento de realizar a cirurgia

A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para modificar a aparência nasal, com o objetivo de melhorar características específicas que se destacam na forma do nariz, harmonizando-o com as demais estruturas da face. A cirurgia visa corrigir as alterações do nariz, sejam elas estéticas ou funcionais.
Conforme explica o cirurgião plástico Rafael Tirapelle, com a rinoplastia é possível diminuir ou aumentar o dorso, afinar a base óssea, corrigir desvios e assimetrias, alterar o formato e a projeção da ponta, dentre outros aspectos, sempre respeitando as características individuais de cada paciente.
?Uma das dúvidas mais comuns é sobre o cuidado pós-operatório. De um modo geral, o tempo de recuperação para voltar ao trabalho varia de sete a 14 dias, sendo que nos primeiros dias o repouso é muito importante. No primeiro mês, deve-se evitar atividades físicas, exposição ao sol e o uso de óculos?, orienta o médico.
Esta é a quarta cirurgia plástica mais praticadas no mundo, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), responsável por 8,1% dos procedimentos. ?Ela não é feita apenas pela estética, mas também ajuda a corrigir problemas respiratórios causados pelo desvio de septo nasal e por hipertrofia (aumento anormal) nos cornetos nasais. Pode ser realizada em qualquer fase da vida, porém em adolescentes é indicado esperar até que se complete o desenvolvimento ósseo e cartilaginoso, que ocorre por volta dos 16 anos de idade. Mas, se há problemas funcionais, pode ser necessário antecipar a cirurgia?, indica o especialista.

Técnicas e procedimentos
De acordo com o Dr. Tirapelle, existem duas opções de técnicas (a aberta e a fechada) e duas prin-cipais filosofias cirúrgicas (a redutora e a estruturada) que podem ser utilizadas para a realização do pro-cedimento, sendo que a escolha de ambas fica a critério do cirurgião e das características de cada caso. ?Na rinoplastia aberta ? a qual damos preferência ? a pele é elevada através de uma pequena incisão na região entre as narinas (columela) e incisões dentro do nariz, permitindo uma visualização completa de todo o arcabouço ósseo e cartilaginoso, facilitando a identificação das deformidades existentes, bem como a correção das mesmas e a adequada estruturação nasal, com os enxertos cartilaginosos necessários?, esclarece o cirurgião plástico.
Para o Dr. Rafael, o nariz ideal é aquele sem estigmas, que não aparenta ter sido operado, harmônico com a face do paciente, com uma boa função respiratória e com resultados duradouros no longo prazo.

Veja também

Otoplastia, o que é?07/06/18 A cirurgia tem como objetivo restabelecer a anatomia das orelhas e o posicionamento delas em relação ao crânio. As incisões são feitas na parte posterior das orelhas, com isso as cicatrizes não ficam aparentes. Quando o procedimento é indicado? É indicado para crianças a partir da idade pré escolar 6/7 anos, mas pode ser feito em......
Fellow Internacional Rinoplastia 17/05/19 A rinoplastia é uma cirurgia que exige constante aprendizado, sendo um dos temas que o Dr Rafael mais se dedica e busca aperfeiçoamento. Desta forma, durante 15 dias do mês de maio, Dr Rafael esteve fazendo um Fellow com o Dr Nazim Çerkes em Istambul,......
Cirurgia plástica em homens09/04/19 É cada vez mais comum a procura do sexo masculino por cirurgias plásticas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 5 anos a busca de homens por procedimentos cirúrgicos quadruplicou no Brasil, passando de 72 mil para 276 mil ao......

Voltar para BLOG